A imagem inicial que se cria do PV é de um partido que anda lado a lado com o ambiente, sempre politicamente correto, e, felizmente, essa imagem criada é 100% correta.
O Partido Verde não é, nem de direita, e nem de esquerda, ele está acima disso. Enquanto a direita põe suas ideias nos poderes e vê como irá refletir no povo, e a esquerda põe no povo e vê como irá refletir nos poderes, o partido verde está aberto a todos os diálogos com todas as instituições políticas com o objetivo de levar à pratica os programas verdes. Mas há algumas semelhanças entre o PV, a esquerda e a direita que é interessante saber.
O PV identifica-se com os ideias da esquerda no que diz respeito ao compromisso com as aspirações da grande maioria trabalhadora da população e na solidariedade com todos os setores excluídos, oprimidos e descriminados.
Defende a redistribuição de renda, a justiça social, o papel regulador e protetor do poder publico no que faz referência aos desfavorecidos e os interesses da maioria da população. Mas também não apoia os cânones da esquerda tradicional e nem defende a doutrina neoliberal, duas vertentes do modelo produtivista do século XIX. Os verdes buscam na ecologia política, novas resoluções para os problemas internacionais.
Com a direita, o PV se identifica nos tais fatos: o sufrágio universal, o pluripartidarismo, o voto facultativo, separação de poderes públicos e subordinação das Forças Armadas ao poder civil, livremente eleito pelo povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário